Campeonato Brasileiro de Robótica Estrutural 

K*bot World Championships

Objetivo

Selecionar os melhores alunos participantes dos Cursos de Robótica Estrutural do Projeto Jovem Engenheiro para participarem do Campeonato Mundial,  K*Bot World Championshipsa ser realizado nos Estados Unidos na cidade de Henderson, próximo a Las Vegas, no Estado de Nevada em Agosto de 2017.

Para tanto estamos promovendo o Campeonato Brasileiro, cujos campeões serão convidados a participar do Campeonato Mundial. Este campeonato propõe construções onde serão avaliadas habilidades do aluno, tais como:  visão espacial, capacidade de resolver  problemas,  velocidade de raciocínio,  conceito de simetria, centro de gravidade, habilidade motora, entre outras.


Quem pode participar do Campeonato Brasileiro de Robótica Estrutural?

Alunos regularmente matriculados em um dos Cursos de Robótica Estrutural em escolas afiliadas ao projeto Jovem Engenheiro, divididos em duas categorias, os alunos do Fundamental I que corresponde aos alunos do 1º ao 5º ano, que doravante denominaremos Categoria F1 e do Fundamental II que corresponde aos alunos do 6º ao 9º ano que doravante denominaremos Categoria F2.

Os alunos participam de forma individual, não há participação em grupo.


Alunos que não desejarem participar.

O aluno que não desejar participar, informará no dia da primeira eliminatória  sua professora que comunicará a coordenadora do curso de Robótica a qual tomará as providências necessárias para este caso. Neste dia o aluno não participante irá trabalhar normalmente em sua apostila. Este aluno não deverá interferir de forma alguma no processo de construção das montagens dos alunos participantes do campeonato, isto inclui:- fazer barulho, balançar a mesa, falar alto, chamar a atenção, esconder peças, etc. Caso isso aconteça, o aluno deverá estar ciente de que o professor terá total liberdade  para retirar pontos da sua apostila, anulando projetos feitos previamente pelo mesmo.


O Campeonato Brasileiro de Robótica Estrutural será realizado fisicamente  em três etapas:-

 – A primeira etapa classificará os 2 primeiros colocados da categoria F1 e os 2 primeiros colocados da categoria F2 de cada turma e será realizado durante o horário normal de aulas do curso extra de Robótica.

 – A segunda etapa classificará o primeiro colocado da categoria F1 e primeiro colocado da categoria F2 da unidade escolar  e será realizado durante o horário normal de aulas do curso extra de Robótica.

 – A terceira etapa será a Grande Final do Campeonato Brasileiro de Robótica Estrutural que será realizado em 13 de maio de 2017 nas salas de convenção do Hotel HB na capital de São Paulo.


Fase Eliminatória

Quando serão efetuadas as eliminatórias?

As eliminatórias serão efetuadas nas unidades escolares entre o dia 17 de abril e 5 de maio de 2017.

Como será este teste?

Todos os alunos receberão fichas de orientação para construir  um projeto o qual será avaliado pela perfeita execução de construção e funcionamento, no menor tempo possível. Serão dois projetos inéditos, um para a categoria F1 e um para a categoria F2. Ambos são projetos que não constam em nenhuma apostila usada nos nossos cursos.

Quantas serão as fases eliminatórias?

Serão 2 etapas:-

 – A primeira etapa selecionará os 2 primeiros colocados da categoria F1 e os 2 primeiros colocados da categoria F2 de cada turma, e os vencedores serão automaticamente classificados para a segunda etapa.

 – A segunda etapa selecionará o primeiro colocado da categoria F1 e primeiro colocado da categoria F2 da unidade escolar, e os vencedores serão automaticamente classificados para participarem da Grande Final do Campeonato Brasileiro de Robótica Estrutural.

No Estado de São Paulo :- 

Serão classificados 1 aluno da Categoria  F1 e 1 aluno da Categoria F2, selecionados entre os alunos participantes de cada instituição de ensino afiliada ao projeto Jovem Engenheiro.

No Estado de Goiás:-

Serão  classificados 1 aluno da Categoria F1 e 1 aluno da Categoria F2, selecionados entre os alunos participantes  do Colégio Agostiniano N. S. de Fátima.

Serão classificados 1 aluno da Categoria F1 e 1 aluno da Categoria F2, selecionados  entre os alunos participantes dos Colégios Ávila, Simetria e Degraus.

O aluno classificado e seu  respectivo responsável receberão da H3S Tecnologia passagens aéreas, para a participação da Grande Final a ser realizada no dia 13 de Maio nas salas de convenção do Hotel HB na capital de São Paulo.


Procedimentos Importantes

1ª Fase Eliminatória:- Procedimentos a serem observados no dia da classificação.

Todos os alunos receberão o projeto inédito dentro de um envelope que não deverá ser aberto até ordem do coordenador.

O aluno que abrir o envelope antes da ordem do coordenador será desclassificado.

Quando o aluno terminar seu projeto,  deverá levá-lo até um dos juízes  que imediatamente marcará o tempo ao lado do nome do aluno na lista de chamada, após isto verificará se o projeto está construído e funcionando perfeitamente, se sim, validará o tempo, se não, o aluno será desclassificado.

Portanto será classificado o aluno cujo projeto  foi construído sem nenhum erro de construção e esteja funcionando perfeitamente, no menor espaço de tempo.

2ª Fase Eliminatória:-  Os procedimentos são os mesmos da 1ª fase.

Sendo conhecido assim os 2 alunos, de cada unidade que, participarão da Grande Final no HB Hotel.


Juízes de validação de tempo

No início de cada fase eliminatória o Coordenador do Curso de Robótica , responsável pela Unidade Escolar, informará aos alunos quais professores atuarão como juízes.


Desclassificação

O aluno participante do campeonato não pode, de forma alguma, atrapalhar ou interferir no projeto de qualquer outro participante durante o campeonato. Isto inclui:- fazer barulho, balançar a mesa, falar alto, chamar a atenção, esconder peças, etc. Qualquer interferência no projeto de outros alunos participantes pode resultar na desclassificação do aluno.


Grande Final do Campeonato Brasileiro

Será  realizado no dia 13 de Maio nas salas de convenção do HB Hotel Ninety , localizado na Alameda Lorena, 521  em São Paulo, Capital.

Alunos classificados da Categoria F1 deverão estar presente neste local  às 10h.

Alunos classificados da Categoria F2 deverão estar presente neste local  às 14h.


Premiação

Premiação da 1ª Fase Classificatória

Os alunos classificados, tanto da Categoria F1 como da Categoria F2,  finalistas da 1ª fase receberão um Diploma de Honra ao Mérito.

Premiação da 2ª Fase Classificatória

Os alunos classificados, tanto da Categoria F1 como da Categoria F2,  finalistas da 2ª fase receberão um prêmio.

Premiação do Campeonato Brasileiro

Os alunos campeões das duas Categorias F1 e F2  receberão como premio para o campeão e seu responsável , 2 passagens aéreas e despesas de hospedagem para participar do K*Bot World Championships

*Direito de Imagem:-  Os participantes do campeonato Brasileiro, cedem automaticamente os direitos de imagem à empresa Jovem Engenheiro Tecnologia Educacional.

 


K*Bot World Championships

Será realizado no Black Mountain Recreation Center na cidade de Henderson , estado de Nevada próximo a Las Vegas, ainda não temos a data correta para o campeonato este ano, no ano passado foi na 1ª semana de agosto.

Os passaportes e vistos de entrada nos EUA são de responsabilidade dos responsáveis pelos alunos.

Os responsáveis dos alunos campeões deverão ceder o direito de imagem para a empresa Jovem Engenheiro Tecnologia Educacional.

Boa Sorte a todos.e

Jovem Engenheiro Tecnologia Educacional

Eng. Roberto Piovesan

Prof. Roseli R. Piovesan

Prof. Giovanni R. Piovesan